Dicas culturais e literárias da semana
Aqui você encontra desde lugares que combinam café e livros para inspirar uma tarde de escrita até dicas de eventos da semana!
5/15/20254 min read
Literatura como experiência
O mês de maio chegou e a Café Portátil separou uma curadoria de possibilidades para os leitores aproveitarem as mais diversas formas de participar do mundo literário na cidade de São Paulo. Por aqui, todos gostamos de ler, mas quando podemos transformar essa paixão em um passeio, tudo fica mais interessante. Além de nos enriquecer culturalmente, é a oportunidade perfeita para conhecer mais da cidade e também de ter uma companhia para descobrir algo novo.
A relação entre cultura e literatura no cotidiano reflete a maneira como as narrativas moldam nosso próprio dia a dia e como são moldadas pela experiência cultural de cada um. A literatura serve como o nosso espelho, ou seja, tudo o que vivemos pode se tornar uma fonte de inspiração e de questionamento que enriquece a vida das pessoas e fortalece a conexão entre os indivíduos e suas raízes culturais.
Festival Poesia no Centro
Sebo Pura Poesia
Livraria da Tarde
Livros e café formam uma combinação perfeita que encanta muitos apreciadores da leitura. Um café aconchegante e o aroma dos grãos frescos permeando o ambiente enquanto você folheia as páginas de uma obra é o suficiente para alegrar um dia inteiro!
Cada gole e cada página virada trazem uma nova perspectiva, envolvendo a tranquilidade do momento que proporciona o espaço ideal para mergulhar na narrativa. Seja qual for o gênero literário, a presença do café intensifica a experiência, e é por isso que recomendar uma livraria com um café não poderia ficar de fora!
A Livraria da Tarde é um lugar aconchegante e que tem tudo para agradar os leitores. Com curadoria ampla, a livraria de rua funciona de segunda a sábado das 11h às 19h e fica localizada em Pinheiros.
Debater poesia hoje em dia é mais do que um passatempo; é uma forma de nos conectarmos com as emoções e experiências que nos cercam. Em tempos tão agitados, a poesia oferece um espaço de reflexão e expressão, permitindo que a gente explore sentimentos que muitas vezes ficam engolidos pela correria do dia a dia.
Conversar sobre poemas traz à tona visões diferentes e nos faz enxergar o mundo através de novas lentes. É isso que busca fazer o Festival Poesia no Centro, que reúne autores nacionais e internacionais entre os dias 16 e 18 de maio em São Paulo. Serão 13 mesas de debate sobre o gênero literário que tanto encanta corações. O festival é gratuito, mas é necessária a reserva de ingressos pela plataforma Sympla.
Outro acontecimento interessante e que ocorre paralelamente ao festival são as sessões Megafone, no bar do Cultura Artística, onde diversos poetas farão uma espécie de sarau na sextas (às 18h15 e 20h15), sábados e domingos (12h15, 16h15, 18h15 e 20h15).
Os sebos são verdadeiros tesouros para quem ama ler e muitas vezes não pode gastar com livros novos. Esses lugares cheios de histórias acumuladas oferecem uma oportunidade incrível de acessar uma vasta coleção de obras, algumas até fora de circulação, tornando a literatura acessível e ajudando a espalhar uma cultura de compartilhamento que faz bem para todos. Afinal, quem não adora uma boa conversa regada a histórias e boas leituras?
No Sebo Pura Poesia, localizado na região do Ipiranga, você pode fazer tudo isso e ainda estar acompanhado de bons cafés e comidinhas. O lugar tem um acervo enorme e sempre em renovação, além de muitas opções para alimentação. Tem dias em que também ocorrem rodas de samba, aumentando ainda mais o escopo da visita!
Festival literário LOBA
As mulheres sempre tiveram um papel importantíssimo na literatura, mesmo quando suas vozes eram silenciadas ou ignoradas. Desde autoras clássicas até as contemporâneas, a contribuição delas é inegável. Não apenas desafiam estereótipos, mas também trazem uma nova perspectiva que enriquece as histórias que lemos.
Foi pensando nesse legado que o LOBA Festival Literário surgiu, para ampliar a visibilidade feminina no mercado literário nacional. A segunda edição do festival foi confirmada e promete rodas de conversas, sessões de autógrafos, feira de livros e oficinas, além da cerimônia do Prêmio LOBA. Ainda não há data marcada, mas vale a pena ficar de olho nas redes sociais para acompanhar o desenvolvimento desse festival e as novas informações sobre a edição desse ano!
Aproveite os livros, compartilhe a leitura
Compartilhar cultura e literatura sempre é muito bem-vindo. Para fechar esse post, esperamos que os leitores do blog se sintam inspirados não só a procurar mais sobre todas as possibilidades que os livros proporcionam através da cultura, mas também a viver o mundo literário para muito mais do que a obra em si, fazendo com que a escrita ou a leitura tornem-se parte da vida e do cotidiano de cada um.
Esperamos que gostem das recomendações e até o próximo post!